MONTE DA CAPARICA E PRAGAL
Um território de intervenção prioritária devido às suas grandes carências sociais
90%
das pessoas são realojados, “retornados”, cabo-verdianos, guineenses, angolanos, de etnia cigana, de comunidades piscatórias, de construções clandestinas do concelho e do interior de Portugal, agora todos juntos nos bairros do Monte de Caparica e Pragal.
Crime
No Monte de Caparica e Pragal, persiste o tráfico de armas, tráfico e consumo de droga, carências habitacionais, violência doméstica e desagregação social.
Famílias
com comportamentos aditivos (droga e álcool) e de risco (gravidez precoce, prostituição) com comportamentos disruptivos graves, hétero e autogressivos.
Crianças
em situação vulnerável, com mecanismos cíclicos negativos de experiências de vida precoce traumáticas, abandono, perda, maus tratos, abuso (físico, emocional, sexual), com ausência de figuras de referência e distorção grave de modelos de relação. Com alto absentismo e insucesso escolar.
Muitas crianças, ao saírem da escola, ficam totalmente entregues a si próprias e vulneráveis aos perigos dos bairros.
Desemprego
Contexto caracterizado por grandes carências sociais, designadamente pelas baixas qualificações escolares, analfabetismo, profissionais com elevados índices de desemprego e com grande dependência de subsídios sociais.